Lavagem de Máquinas Pesadas

Lavagem de Máquinas Pesadas

15 de abril de 2020 1 Por Bamaq Máquinas

A lavagem de máquinas pesadas vai muito além da beleza e aspecto visual. Ela é importante, sobretudo, para proteger os componentes da máquina, que precisam estar limpos para serem inspecionados pelo operador.

O equipamento limpo dura mais tempo. A lavagem sob pressão é a mais indicada, pois protege seu investimento, removendo a lama, graxa e sujeira ​​mais rapidamente do que outros métodos de limpeza.

Limpar as máquinas ​​é uma tarefa pouco apreciada. É confusa e muitas vezes delegada a um ajudante que vê o trabalho apenas como jogar água com uma mangueira para remover a graxa e a sujeira. Há muito mais coisas para limpar com eficiência do que se aparenta. Confira!

Qual o procedimento ideal de lavagem de máquinas pesadas?

Existem etapas prioritárias na lavagem de máquinas pesadas. Etapas que aceleram as coisas e impedem a execução da mesma tarefa duas vezes.

Todo lavador de máquinas pesadas tem suas peculiaridades, mas essencialmente o procedimento de lavagem adequado acontece da seguinte maneira:

  • Utilize equipamentos de proteção individual, como óculos, luvas e máscara respiratória;
  • Grandes pedaços secos de material, como argila e pedras, devem ser soltos manualmente do material rodante e do chassi com uma barra de aço ou uma pá. Isso é mais seguro do que atacar imediatamente a máquina com alta pressão;
  • Lembre-se que os pedaços de detritos são coletados e descartados. Assim evita-se o risco de tropeçar durante o trabalho e também impede que os detritos secos sejam liquefeitos, deixando mais difícil o manuseio;
  • Comece a pulverizar inteiramente a máquina com um canhão de água, removendo os pedaços de detritos que não puderam ser desalojados manualmente. Use água quente de uma lavadora de alta pressão nesta fase inicial, antes da adição de detergente. A temperatura da água não pode ultrapassar os 60°C.
  • Os acúmulos de graxa são removidos manualmente, retirando os pedaços ou limpando-os com panos;
  • O detergente é aplicado com moderação, com atenção especial à contaminação visível. Isso inclui compartimentos do motor e especialmente os radiadores;
  • Os solventes de limpeza podem permanecer por 15 minutos a ½ hora. Isso dá tempo para a ação molecular do produto desalojar quimicamente todas as ligações;
  • A lavagem começa na parte superior da máquina e flui ordenadamente em direção ao solo, permitindo que a gravidade arraste os contaminantes e líquidos residuais para o piso do lavador;
  • Enxágue sempre com muita água;
  • Os pneus e mangueiras de borracha devem ser limpos com um produto adequado. As superfícies dos vidros são limpas e polidas;
  • Os interiores da cabine são aspirados e limpos à mão. A lavagem de alta pressão nunca deve ser usada no interior da cabine ou ao redor dos controles;
  • Depois que a máquina estiver completamente limpa, é permitido secar ao sol. Às vezes, o ar comprimido pode ser usado para acelerar o processo;
  • Após a lavagem, o equipamento deverá ser totalmente lubrificado;
  • A máquina é retirada do lavador e enviada para sua próxima operação. Pode ser para trabalho, manutenção, reparo ou exposição no estoque para venda ou aluguel.
Lavagem de máquinas pesadas: procedimento

Lavagem de tratores de esteiras de aterros sanitários

Precisamos lavar semanalmente os tratores de esteiras que trabalham nos aterros sanitários para retirar o lixo preso, principalmente resíduos plásticos que grudam e bloqueiam as peças.

No chassi inferior, onde há contato com o lixo, geralmente são soldadas barras de desgaste, que são substituídas quando há necessidade. 

Essas proteções evitam perfurações por vergalhões e contato com o chorume nos componentes internos do equipamento.

Lavagem de máquinas pesadas utilizadas no agronegócio

As máquinas que trabalham com fertilizantes e defensivos agrícolas exigem cuidado especial com a limpeza. 

Os componentes eletrônicos necessitam de uma proteção especial para evitar danos aos componentes e pelo menos uma lavagem semanal é necessária.

Nas operações com bagaço de cana é preciso muita limpeza, porque o material seco que penetra nas entranhas do radiador e adjacências provoca aquecimento extra do equipamento. 

As carregadeiras que fazem este trabalho necessitam ser limpas diariamente, além de utilizar caçambas maiores e kits de proteção. A atenção deve ser redobrada com o filtro de ar, que deve ser verificado regularmente para evitar acúmulos e problemas futuros.

O mesmo conceito se aplica em carregadeiras que trabalham com cavacos de madeira, cereais e ração animal, por exemplo. 

Essas máquinas pesadas estão sempre expostas a ambientes poeirentos e de fácil combustão, exigindo inspeção diária e limpeza do compartimento do motor e áreas adjacentes.

Lavagem de máquinas pesadas utilizadas em obras no geral

Quando as estradas são umedecidas pelos caminhões de água para diminuir a poeira, ou em estações chuvosas, muito barro se adere ao chassi, eixos, suspensão, freios, motores e transmissão, contribuindo para o surgimento de ferrugem e corrosão.

Além disso, o barro funciona como um isolante térmico, dificultando a troca de calor dos componentes com o meio ambiente. Mensalmente, deve-se usar água para remover a sujeira do barro.

Cuidados ambientais na lavagem

Um detalhe que não pode ser deixado de lado é o cuidado ambiental na lavagem de máquinas e equipamentos pesados. 

Isso porque a Norma Regulamentadora 18 (NR 18) estabelece diretrizes de ordem administrativa e no planejamento de organização que exigem medidas de controle, sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil.

Ainda que a remoção de barro e detritos possa ser feita no local de trabalho, os procedimentos de remoção de resíduos como óleos e líquidos tóxicos devem ser feitos em espaço apropriado.

Uma das razões é que, em caso de operação no campo, o óleo, graxa ou outro material da máquina que escorre pode cair na terra e contaminar o local, causando danos à natureza de difícil reversão.

Canteiros de obras que criam espaços ecológicos para limpeza poupam deslocamentos extras a oficinas especializadas, mas nem sempre isso é possível.

Por esse motivo, quem quer manter as máquinas limpas e livre de falhas deve encontrar a oficina especializada mais próxima. 

Por sorte, a Bamaq Máquinas possui unidades em 16 estados brasileiros, atendendo com eficiência através de uma equipe de mecânicos altamente especializada em máquinas New Holland Construction. 

Saiba mais sobre a disponibilidade de unidades em nossa página.

Leia também: Como prevenir incêndios em máquinas pesadas?