Tipos de tratores: conheça os principais e suas funções

Tipos de tratores: conheça os principais e suas funções

5 de agosto de 2020 0 Por Bamaq Máquinas

Os tratores surgiram com o objetivo de substituir a tração animal em funções agrícolas. De acordo com a ISO 3999/1, o  trator é uma máquina automotriz que pode ser movida por rodas, esteiras, ou de forma mista, que tem como função tracionar, empurrar, transportar e acionar qualquer máquina ou implemento. Atualmente, os tratores são largamente utilizados em diversos setores econômicos, como na indústria e na construção. Conheça agora os tipos de tratores disponíveis no mercado e suas funções.

Aplicações dos tratores

Os tratores são utilizados para executar atividades como:

  • Transporte de carga por meio de reboque;
  • Acionamento de máquinas estacionárias;
  • Acionamento e tração de máquinas móveis;
  • Tração de implementos (3 pontos, arrasto, frontais ou laterais);
  • Entre outras. 

Tipos de tratores

O trator é o tipo de máquina pesada que conta com um robusto chassi e um motor extremamente potente. Ele ainda pode ser encontrado em diferentes modelos, para diversas aplicações.

Em geral, os tratores apresentam uma série de configurações e ajustes, adotados como padrão de fábrica, para que se adaptem ao maior número de operações e aplicações possíveis. Veja agora os tipos de tratores existentes e suas diferentes características:

Meio de locomoção

O trator pode ser encontrado em duas diferentes configurações de locomoção: pneus ou esteira. O primeiro é indicado para solos que estejam bem compactados, enquanto o segundo tem a capacidade de trabalhar com segurança em pisos arenosos ou com pouca aderência. 

Trator de pneu 2 RM 

É uma das máquinas mais utilizadas na produção agrícola brasileira. O trator 2 RM conta com duas rodas motrizes. Assim, é caracterizado por possuir duas rodas traseiras grandes e as duas dianteiras menores. Essa configuração é importante para concentrar a maior parte do peso da máquina em sua parte traseira. Sendo assim, a função dianteira é cuidar do direcionamento do trator. Enquanto isso, a parte traseira é a responsável por fazer seu impulsionamento e locomoção.  

Trator de pneu 4 RM

Já o trator com 4 rodas motrizes tem um desempenho e potência bem elevados quando comparado com o 2 RM. Além de ter um maior coeficiente de aderência, ele ainda consegue desenvolver a mesma força de tração com cerca de 35% a menos  de massa.

Trator de Esteira 

Tipos de tratores: trator de esteira

Os tratores de esteira funcionam a partir de uma corrente formada por uma série de links, nas quais se fixam as sapatas (com garras). É esse sistema que permite à máquina se apoiar com precisão em diferentes tipos de solo. Os tratores de esteira ainda se subdividem em dois, dependendo da sua finalidade, assim, podem ser encontrados em modelos agrícolas ou industriais. 

Os tratores industriais foram desenvolvidos para utilização em grandes explorações, como para preparo de solo, por exemplo. Ele trabalha com alto rendimento, de forma eficiente e efetiva. 

Já os tratores agrícolas de esteira são muito utilizados no lugar dos tratores de pneu em terrenos alagadiços e escorregadios.

Leia também: Manutenção de máquinas pesadas: entenda sua importância

Tratores Florestais 

Também é possível encontrar tratores especializados no setor florestal. Como é o caso do Feller Buncher, que já faz o processamento de toras, ou ainda do Forwarder, que funciona como um carregador. 

Tração 

Por fim, os tratores ainda se diferenciam quanto a sua tração, podendo ser encontrados nas seguintes configurações: 4×2; 4×2 com Tração Dianteira Auxiliar e 4×4. 

  • A tração 4×2 é recomendada para pequenos tratores, com no máximo 75 kW;
  • Já a 4×2 TDA, é ideal para tratores entre 75 e 150 kW, nos quais as rodas dianteiras e traseiras têm diferentes tamanhos. Dessa forma, consegue entregar até 15% a mais de força do que um trator com tração 4×2;
  • Por fim, a tração 4×4 é utilizada em tratores com mais de 150kW.

Tipos de tratores New Holland Construction

D180C

Tipos de tratores: Trator New Holland D180C

O trator New Holland D180C série EVO é o primeiro trator de esteiras acima de 20 toneladas, com tecnologia de transmissão hidrostática, fabricado no Brasil. Seu motor PFT Tier 3 consome até 10% menos de combustível que o motor Tier 2, entregando a mesma tecnologia e potência de um Tier 4. Seu chassi principal é monobloco, além disso, sua montagem modular facilita e agiliza as inspeções.

A máquina ainda conta com joystick com controle proporcional, sendo o melhor da categoria em controle de velocidade.

D140B

Tipos de tratores: Trator New Holland D140B

Suas esteiras extra longas proporcionam maior precisão nas atividades e a transmissão hidrostática é um diferencial que aumenta o seu desempenho nos trabalhos mais pesados. Além disso, o chassi do trator New Holland D140B oferece uma operação estável, precisa e econômica; a suspensão com pinos e viga equalizadora proporciona uma operação suave, estável e com tração máxima para trabalhar em diferentes solos. 

Também conta com motor Tier 3 e uma cabine ampla que proporciona segurança e boa visibilidade para o operador. 

D150B

Tipos de tratores: Trator New Holland D150B

O trator New Holland D150B conta com motor Tier 3, lâmina PAT com seis movimentos hidráulicos e dois mecânicos e ainda transmissão hidrostática, chassi XLT e todas as configurações do modelo D140B, acrescido de maior força de tração. 

Conte com a Bamaq Máquinas 

Precisa de ajuda para encontrar o trator ideal para o seu negócio? Conte com a Bamaq Máquinas, maior revendedora New Holland da América Latina. 

Banner para contato