Como prevenir acidentes com máquinas e equipamentos pesados?

Como prevenir acidentes com máquinas e equipamentos pesados?

3 de julho de 2020 0 Por Bamaq Máquinas

O dia a dia de obras, mineradoras e outros setores que fazem uso de máquinas pesadas deve ser cercado de cuidados. Caso contrário, muitos acidentes de trabalho podem ser ocasionados. Nesse sentido, especialistas calculam, inclusive, que cerca de 88 a 92% dos acidentes de trabalho acontecem por erros humanos em falhas operacionais. Se você deseja evitar problemas como esse, confira agora como prevenir acidentes com máquinas e equipamentos pesados. 

Norma regulamentadora de segurança no trabalho com máquinas e equipamentos 

Para definir parâmetros de segurança com máquinas e regulamentar seu uso em diferentes áreas de atuação, o Brasil conta com a NR 12

Essa Norma Regulamentadora “define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras.”.

No entanto, vale destacar que, essa norma não define um passo a passo definitivo a ser aplicado. Por isso, cada projeto e aplicação deve ser rigorosamente avaliado de acordo com a realidade da rotina produtiva. Cabendo tanto a empregadores, quanto a profissionais, garantir que os padrões de segurança sejam cumpridos.

Erros mais comuns que levam a acidentes de trabalho 

  • Acessar áreas que deveriam estar isoladas; 
  • Falta de monitoramento durante operação das máquinas;
  • Falta de comunicação; 
  • Uso indevido ou o não uso de EPIs; 
  • Desrespeito aos limites do maquinário (principalmente excesso de carga). 

Vale destacar que, para todos esses casos existem padrões e regulamentação na NR 12. Ou seja, ao respeitar a legislação já é possível prevenir muitos acidentes com máquinas e equipamentos. 

Como prevenir acidentes com máquinas e equipamentos pesados 

A prevenção de acidentes com máquinas e equipamentos passa por dois principais aspectos: comunicação e cuidados devidos durante a operação. Abaixo vamos falar em termos práticos de pontos de atenção. 

Ponto cegos

O primeiro passo para evitar acidentes é monitorar os pontos cegos na operação de máquinas e equipamentos. A partir desse mapeamento é possível criar mecanismos para solucionar esse problema, como o posicionamento de um observador para guiar o operador da máquina nesses pontos cegos. Além disso, outro recurso viável é a utilização de sensores para evitar que outros operários transitem em locais de perigo durante o uso de máquinas e equipamentos.  

EPIs 

A utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual vai assegurar que, diante de algum risco, os profissionais tenham uma maior chance de saírem ilesos. Além do uso, garanta que todos os itens estejam em perfeitas condições para que mantenham sua eficácia. 

Respeite os limites e indicações de usos de seus equipamentos 

Em relação ao uso de máquinas e equipamentos, propriamente ditos, a principal recomendação para evitar acidentes de trabalho é respeitar os limites e indicações do uso das máquinas. 

Então, escolha o equipamento certo para cada tarefa e utilize-o conforme orientações do fabricante. Assim, evitam-se problemas ocasionados por mau uso e, principalmente, evitam-se que grandes acidentes ocorram no seu espaço de trabalho. 

Inspeção do maquinário 

Para prevenir e evitar acidentes de trabalho e falhas técnicas é importante, pelo menos uma vez ao dia antes de usar a máquina, fazer uma inspeção geral. 

Avalie mangueiras hidráulicas, material rodante, níveis de óleo, pontos de tensão, etc. Ter um checklist previamente montado pode ajudar a criar uma rotina em relação a isso. 

Capacite seus profissionais 

Invista em capacitação e especialização profissional para operadores de máquinas e demais colaboradores quanto a utilização dos equipamentos e em relação às questões de segurança. Assim, garantimos que todos estejam na mesma página e trabalhando em prol de um ambiente de trabalho seguro. 

Outras orientações:

  • Os profissionais devem evitar usar relógios, pulseiras, anéis e outros adereços que possam se prender nas máquinas e equipamentos.
  • O mesmo vale para roupas inadequadas, como bermudas e camisas folgadas.
  • Faça o travamento necessário quando a máquina estiver parada.
  • Não acesse equipamentos sem seguir padrões técnicos de segurança. 

Agora você já sabe como prevenir acidentes com máquinas e equipamentos pesados. Se precisar investir em novas máquinas ou turbinar as suas, conte com a Bamaq Máquinas em venda de máquinas, loja de peças e oficina especializada com presença em quase todo o Brasil. E, se desejar garantir a segurança de suas máquinas e equipamentos, e também de seus trabalhadores, conheças as coberturas da CGF Seguros.