Máquinas para construção civil: as 7 principais

Máquinas para construção civil: as 7 principais

26 de junho de 2020 0 Por Bamaq Máquinas

Uma obra de qualidade envolve profissionais capacitados, o uso de bons materiais e ainda, o auxílio de máquinas para viabilizar a construção de forma rápida, segura e prática. As máquinas para construção civil podem variar de acordo com o solo em que se está trabalhando, tamanho da obra e necessidades que precisa cumprir. Para você se familiarizar com o maquinário disponível para as construções, abaixo vamos falar das 7 máquinas mais comuns e suas aplicações. Confira: 

1- Escavadeira Hidráulica 

Escavadeira Hidráulica

A popularidade da escavadeira em meio a construção civil se deve a sua força e versatilidade. A máquina conta com vários acessórios, o que torna possível que ela desempenhe funções diversas. Entre os seus componentes estão: esteiras, lanças, chassis e caçamba.

Conheça outros modelos de escavadeira aqui. 

Para a escavação, sua principal aplicação, a escavadeira conta com grande força graças ao seu sistema hidráulico. Nele, o óleo da máquina é bombeado para os diferentes pistões, que acionam outro pistão e isso aumenta sua força. 

Vale destacar que essa é uma máquina de alta produtividade, podendo realizar escavação de valas com 1,5 m de profundidade e 3 m de extensão em apenas 15 minutos. Por isso, tem muito apelo em grandes entre as máquinas para construção civil e também no setor de mineração. 

Conheça a Escavadeira Hidráulica New Holland Série C EVO no vídeo: 

2- Motoniveladora 

A motoniveladora é a máquina que cuida do nivelamento do terreno. Para isso, pode ser empregada para espalhar material ou cortá-lo. Ela é composta por seis rodas, quatro na parte traseira e duas frontais. 

As rodas traseiras fazem com que a máquina tenha uma maior força, pois, sustentam o peso do motor e aumentam o seu torque para laminar o solo. Enquanto isso, as rodas dianteiras são responsáveis pelo controle de direção.  Dessa forma, a motoniveladora tem um excelente controle de operação para realizar o trabalho preciso de seguir as marcas topográficas. 

Sua lâmina fica orientada na horizontal. No entanto, pode ser ajustada para realização de diferentes trabalhos, isso é feito por meio de braços mecânicos ou pistões hidráulicos e engrenagens. 

3- Trator de Esteira

Trator de esteira

O trator de esteira, também conhecido como “buldôzer”, é um maquinário pesado, que se locomove por meio de um sistema mecânico ou hidrostático de transmissão de esteira. É ideal para terraplanagem, escavação e reboque de outras máquinas. 

A esteira torna a máquina ideal para uso em terrenos pantanosos ou com terras soltas, porque seu sistema tem uma maior aderência ao solo e melhor distribuição de peso. 

Diferença de funcionamento dos tratores de esteira:

  • Sistema Hidrostático:

Esse sistema de transmissão conta com duas bombas de fluxo variável que alimentam dois motores hidráulicos da esteira, isso é feito de forma independente.

A grande vantagem da forma como esse mecanismo funciona é o reduzido uso de partes móveis e de desgaste. Assim, há uma redução de custos operacionais e de manutenção. 

Assim, também há uma  melhor movimentação do trator, já que a máquina consegue fazer curvas com ambas esteiras tracionadas e, até mesmo, realizar contra-rotação. 

Além disso, não é preciso fazer a troca de marchas nesse sistema. Ele ainda tem um baixo consumo de combustível e melhor aproveitamento de espaços. 

  • Sistema Mecânico: 

Já o tradicional sistema mecânico de transmissão de trator de esteira possui diversos mecanismos acoplados, como conversor de torque, dumper, embreagem, etc. Dessa forma, apresenta uma maior custo operacional devido à troca constante necessária dessas peças, que sofrem constante atrito.  

Conheça os tratores de esteira New Holland: 

4- Retroescavadeira 

Retroescavadeira

A retroescavadeira é uma das máquinas mais usadas em obras. Isso porque é uma peça muito versátil, já que é a junção de um trator, carregador e uma escavadeira. Cada uma dessas peças desempenha um tipo específico de tarefa dentro de uma obra e seu operador deve ter a perícia para atuar em todas elas.

Pode ser usada para escavar, transportar, perfurar e ainda carregar outros equipamentos, como caminhões. 

Atualmente, no Brasil é possível encontrar dois tipos de retroescavadeira: traçadas e simples. A primeira possui tração nas quatro rodas, por isso, pode atuar em solos instáveis. Enquanto a simples, é indicada para locais pavimentados ou, pelo menos, estáveis. 

5- Pá carregadeira 

Pá carregadeira

Como o seu nome indica, a pá carregadeira tem como principal função carregar materiais. Como uma boa máquina para construção civil, ela é potente e, além de carregar, pode executar outras funções. Entre elas: suavizar, aplainar e empurrar materiais em geral. Além disso, pode ser empregada para fazer o nivelamento de terrenos e ainda fazer pequenas escavações no canteiro de obras. 

6- Minicarregadeiras 

Minicarregadeira

A minicarregadeira é uma das máquinas para construção civil com grande procura.  Isso porque é um tipo de trator, mas que se destaca por poder operar com outros instrumentos. Além disso, pode atuar em locais menores, de difícil acesso, como em centros urbanos, graças ao seu tamanho compacto. 

A máquina pode trabalhar no auxílio de terraplanagem, carregamento de terra, remoção de materiais, etc. Outra vantagem da utilização de minicarregadeira na obra é o seu baixo consumo de combustível em comparação com outras máquinas leves. 

Conheça as minicarregadeira New Holland: 

7- Miniescavadeira 

Miniescavadeira

Por fim, a última das máquinas para construção civil que vamos te apresentar é a miniescavadeira. Apesar de compacta, a miniescavadeira é uma máquina tão robusta quanto suas versões maiores. 

Seu tamanho é uma vantagem quando se trata de movimentação. Isso porque pode operar de forma mais ágil e eficaz também em espaços reduzidos. Além disso, o seu tamanho não reduz a força do seu braço de escavadeira, o que a torna absolutamente viável em qualquer canteiro de obras. 

Toda boa obra começa com a escolha certa de máquinas para a construção civil. Conheça o catálogo New Holland e eleve o nível dos seus projetos.