Minicarregadeiras

Minicarregadeiras

24 de abril de 2020 0 Por Bamaq Máquinas

As minicarregadeiras são equipamentos muito úteis, mas também perigosas. 4Machines em seus estudos encontrou várias fatalidades associadas ao uso de minicarregadeiras, geralmente atribuídas a:

 – Trabalhadores se movimentando, embaixo da caçamba, estando os braços elevados

 – Inclinar-se para fora do compartimento do operador no percurso dos braços de elevação em movimento

 – Entrada ou saída inadequada do operador

 – Capotamentos diversos

 Para reduzir o potencial de acidentes indicados acima, os seguintes recursos de segurança são primordiais: suportes da coluna de segurança, controles intertravados, cintos de segurança, estruturas de proteção contra capotagem (ROPS) e telas laterais. Os equipamentos que não possuem estes recursos de segurança operacionais, não devem ser operados.

Dicas Gerais de Segurança

– Os operadores devem ser treinados por um instrutor experiente antes de operar uma minicarregadeira. Isso deve incluir a leitura / compreensão do manual do proprietário, segurança operacional e demonstração da operação segura sob condições previstas (por exemplo, terreno, carga, etc.).

 – Nunca ignore ou desative os dispositivos de segurança.

 – Antes de operar, limpe a área de trabalho dos curiosos e familiarize-se com os perigos ao redor (por exemplo, linhas elétricas, vergalhões, altura insuficiente, terreno irregular, bordas de rampas, etc.).

 – Consulte a segurança de trabalho para determinar se os dispositivos de proteção auditiva são necessários durante a operação do equipamento.

Ao Entrar

 – Não opere se estiver cansado, ferido ou enquanto estiver tomando medicamentos ou outras substâncias que possam impedir sua capacidade de operar o equipamento com segurança. Jamais utilize o equipamento sob efeito de álcool.

– Realize uma verificação de segurança antes do início da operação para verificar a integridade dos dispositivos de segurança, pneus, componentes estruturais e motor (por exemplo, sem vazamentos, trincas, combustível adequado etc.).

 – Garantir a limpeza de lama, galhos, graxa, neve e outros detritos nos controles, compartimento do operador e apoios para pés de entrada / saída.

– Entre no equipamento somente quando a caçamba ou outros acessórios estiverem apoiados no chão ou travados no lugar, com os suportes do braço de elevação.

– Olhe para o assento e mantenha contato de três pontos de apoio, com as mãos e os degraus.

– Não se utilize dos controles operacionais para pegas, apoio ou degraus.

 – Sempre use o cinto de segurança ao operar o equipamento.

Operação

 – Imediatamente após a partida do motor, verifique o funcionamento dos controles, instrumentos, freios, buzina e alarmes.

 – Opere os braços da carregadeira de dentro do compartimento do operador, nunca pelo lado de fora.

 – Mantenha os braços, pernas e cabeça dentro da cabine, ao operar a carregadeira.

– Evite velocidades excessivas.

 – Opere o equipamento em superfícies estáveis. Quando possível, carregue, descarregue e vire o equipamento em terreno nivelado.

– Para máxima estabilidade, mova e gire o equipamento quando a caçamba estiver na posição mais baixa possível.

 – Nunca exceda o limite de carga especificado pelo fabricante. Tome cuidado para distribuir uniformemente a carga. Em alguns casos, pode ser necessário prender a carga para evitar quedas ou deslocamentos.

– Evite se locomover por encostas e colinas; se for absolutamente necessário, desloque-se para cima ou para baixo com a extremidade pesada da máquina apontada para cima.

 – Sempre olhe na direção do deslocamento.

– Nunca permita passageiros no compartimento do operador ou na caçamba da minicarregadeira.

 – Nunca permita que uma pessoa se posicione embaixo ou perto da caçamba ou da estrutura enquanto a minicarregadeira estiver em operação.

Saída

 – Antes de deixar o assento do operador, coloque a caçamba no chão, acione o freio de estacionamento e desligue o motor.

 – Nunca trabalhe em torno do equipamento quando a caçamba ou o garfo estiverem levantados, a menos que estejam apoiados, freios acionados, e a chave seja removida da ignição. Use sempre os suportes do braço de elevação quando estiverem presentes no equipamento. Se nenhum suporte estiver presente, entre em contato com o revendedor ou o fabricante do equipamento para obter ajuda na determinação dos procedimentos de suporte adequados.

– Calce as rodas, sempre que necessário.

Manutenção

– Mantenha o equipamento em boas condições de operação, com todos os dispositivos de segurança funcionando corretamente. Siga as recomendações do fabricante para a manutenção do equipamento.

Não faça manutenção no equipamento quando o motor estiver funcionando, a menos que seja orientado a fazê-lo pelo manual do operador e somente depois de observar as precauções / procedimentos de segurança necessários.

 – Observe os procedimentos seguros de reabastecimento.