Máquinas pesadas aumentam a produtividade do agronegócio

24 de março de 2020 0 Por Bamaq Máquinas

O agronegócio tem uma expressiva participação na economia do país. Hoje, a atividade representa pouco mais de 26% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e em 2019 foi responsável por cerca de 28% nas vendas de maquinas pesadas comercializadas em todo país. Muitas empresas têm investido em diferentes tipos de tecnologias visando cada vez mais eficiência e redução de despesas para as operações. A busca por aumento de produtividade no Agronegócio eleva os parâmetros operacionais e de produção a valores mais críticos, o que intensifica a necessidade por equipamentos maiores, mais rápidos e produtivos com maior disponibilidade mecânica.

O desafio dos fabricantes de máquinas de construção é colaborar de forma cada vez mais efetiva com o mercado agrícola, com investimentos em produtividade e alta tecnologia. Para serem usadas na agricultura, os equipamentos passam por novas adaptações, configurações e ferramentas de trabalho, visando uma aplicação mais especifica do cliente no que pretende manusear.

Com a experiência adquirida no setor agrícola, a Bamaq Maquinas consegue adaptar com sucesso seus equipamentos para as atividades no campo. Com o equipamento de construção adequado, é mais fácil realizar, de maneira eficiente, uma vasta gama de trabalhos, desde abertura de carreadores, drenagem, padronização de áreas de carregamento e os modelos de curva de nível a serem adotados. Lembrando que mesmo com a sazonalidade de safra os equipamentos nunca ficam ociosos.

 Abaixo algumas máquinas de nossa marca que podem fazer a diferença no seu agronegócio:

– Escavadeiras Hidráulicas – Muito usadas em grandes projetos as escavadeiras se destacam na escavação e regularização de açudes, lagos e tanques para piscicultura, drenagem de áreas alagadas com abertura de valetas ou vasos de irrigação, limpeza de rios e mananciais aquíferos, preparação de terrenos, na execução de determinadas curvas de nível, e silvicultura. O Alto desempenho e precisão são características da linha de escavadeiras hidráulicas da New Holland. Seu sistema hidráulico otimizado proporciona ciclos mais rápidos, precisão nos movimentos, elevada capacidade operacional, economia de combustível e, sobretudo, maior produtividade com baixo custo operacional.

– Pás carregadeiras – A New Holland Construction possui uma série de pás carregadeiras específicas para o setor sucroalcooleiro. Além da caçamba maior para alimentar as caldeiras, seus modelos têm características exclusivas para atender às necessidades pesadas que esse segmento exige, como na movimentação e no carregamento de bagaço de cana, para alimentar as caldeiras fazer terraceamento, levantamento de curvas de nível, preparação de terreno, movimentação de cargas como fardos de algodão, feno. Nas fazendas ajudam na construção de barragens e lagoas. Na extração de madeiras movimentam toras e seus subprodutos e carregamento de carvão. Em criatórios intensivos de bovinos limpam as fezes do gado. A máquina faz carregamento de adubos, calcário e pode ser usada também em culturas semelhantes e com aplicações parecidas às da retroescavadeira.

– Retroescavadeiras – Bastante versáteis no setor de construção e infraestrutura, as retroescavadeiras também podem ser usadas em diversas aplicações ligadas ao agronegócio, como nas culturas de soja, milho, arroz, trigo, cana-de-açúcar, na pecuária, e em outras. A máquina pode colaborar com o desassoreamento, limpeza, curva de nível, adubação, cultivo, irrigação e de várias outras maneiras. Trabalham na manutenção de estradas e no dia a dia das fazendas, na limpeza de pequenos córregos e lagoas como em plantações de arroz no sul do país.


– Minicarregadeiras – Versatilidade e agilidade para aumentar sua rentabilidade em diversos segmentos do agronegócio: suinocultura, avicultura e pecuária, devido à sua grande gama de implementos. São usados na jardinagem, ideais em fazendas e granjas, tanto para limpeza ou manipular materiais (ração, fardos, sementes, esterco, etc.) em locais confinados onde máquinas maiores não conseguem entrar.


– Trator de esteiras – Os tratores de esteira podem executar serviços de canalização, valetamento, desassoreamento, curvas de nível, gradeação, adubação, cultivo, irrigação, entre vários outros, para as culturas de arroz, soja, trigo, milho, cana, além de colaborar de diversas formas com a pecuária e com as associações agrícolas de forma geral. Usados nas fazendas do interior servem para desmatar áreas para plantio de culturas, na abertura de estradas, formação de pastos, construção de barragens e lagoas.

A Bamaq Maquinas, vem aumentando cada vez mais a sua participação em projetos ligados ao agronegócio, adquirindo novas áreas de atuação e oferecendo sempre soluções avançadas para um dos segmentos que mais demanda produtividade no Brasil