Use sua retroescavadeira de forma adequada

24 de janeiro de 2020 0 Por Bamaq Máquinas

Existem algumas dicas operacionais, que todo operador, mesmo os inexperientes, podem praticar para obter mais tempo de atividade, melhor produtividade e até maior segurança nas operações com retroescavadeiras.

Basicamente, uma retroescavadeira é projetada para executar uma tarefa principal: Escavar. Acrescente a isso recursos de levantamento e movimentação de materiais, e junte-o a diferentes acessórios para obter recursos adicionais, e você terá uma máquina sólida que pode executar várias tarefas em seu local de trabalho.

Embora seus recursos sejam grandes, para obter o máximo de produtividade de uma retroescavadeira não necessariamente precisamos de mais acessórios, encher a caçamba ou conduzir a máquina com maior rapidez no local de trabalho. Existem algumas dicas operacionais simples, que todo operador pode usar para obter mais tempo de atividade, melhores resultados e até maior segurança na operação de retroescavadeira.

Treinamento completo

Seja um veterano com 10 anos de empresa ou um funcionário novato, o primeiro passo de uma operação correta da retroescavadeira é o treinamento adequado. E isso não se limita apenas aos operadores; para obter melhores resultados, proprietários, técnicos e supervisores ou qualquer pessoa que possa trabalhar com a máquina, também devem ser treinados.

Ler o manual do operador, aprender os controles e até assistir vídeos na internet pode ajudar os operadores a aprimorar suas habilidades.

Inicio das operações

Mesmo após a conclusão do treinamento básico, todo operador deve estar totalmente confortável com o funcionamento de uma determinada máquina antes de iniciar qualquer trabalho. Com as inúmeras configurações e opções oferecidas, cada máquina é diferente e essas diferenças podem variar de quase imperceptíveis a algo que afeta drasticamente a operação.

Tire um tempo para se familiarizar com os controles. A maioria das retroescavadeiras é configurada para funcionar com um padrão de controle de escavação de escavadeira, de modo que todo operador deve verificar a configuração para se acostumar com elas. Também é importante ter uma ideia da sensibilidade da direção. Dependendo do modelo da retroescavadeira, a direção pode ser delicada, semelhante a um carro.

Manutenção de rotina

No início de cada dia de trabalho, o operador da máquina deve realizar as verificações básicas de manutenção para garantir que a retroescavadeira esteja preparada e pronta para funcionar. Para maior comodidade, alguns fabricantes, como a New Holland Construction, incluem uma tabela de manutenção adesivada na máquina. Exemplos de uma lista de verificação diária:

• Verificação se há algo que pareça estar danificado ou que possa interferir na operação

• Verificação se há pneus furados ou sinais de inflação inadequada

• Verificação de todos os fluidos (combustível, óleo lubrificante, fluido hidráulico e líquido de arrefecimento / anticongelante)

• Verificação de trincas na máquina e aplicação de graxa onde necessário

• Verificação das peças de desgaste; substituição conforme necessidade

Verificações de segurança

A segurança é uma das principais prioridades na maioria dos locais de trabalho. Isso garante um ambiente de trabalho adequado para os funcionários, e é a chave para a operação de equipamentos mais produtivos.

Ao fazer uma escavação, o local deve ser pré-inspecionado. Quaisquer obstruções subterrâneas devem ser devidamente anotadas ou marcadas e comunicadas a todos os membros da equipe. Além das linhas de serviços subterrâneos, os operadores de retroescavadeiras também devem estar atentos a fiação elétrica e ter cuidado para evitar entrar em contato com elas.

Dicas adicionais de uma operação segura incluem:

• Toque a buzina antes de mover a máquina para alertar as pessoas próximas

• Verifique se a lança está adequadamente travada antes de conduzir a máquina

• Nunca deixe o assento do operador com a retroescavadeira em funcionamento

• Nunca entre embaixo da máquina se ela estiver em funcionamento

Ao desligar a máquina, estacione-a em uma superfície plana e estável, abaixe a carregadeira e a caçamba para que descansem firmemente no chão e engate o freio de estacionamento.

Procedimentos operacionais

Os assuntos citados acima são importantes para alcançar a operação ideal da retroescavadeira. Mas e as dicas de operação reais? Aqui estão seis práticas recomendadas pela Bamaq.

1. Quando ligar a máquina, deixe-a aquecer um pouco antes de acionar os controles. Isso permitirá que o fluido hidráulico circule e aqueça uniformemente o sistema, evitando possíveis engasgos na operação.

2. Ao posicionar a máquina para escavar, utilize os estabilizadores para impedir que a máquina balance ou tombe. Acione os estabilizadores até a posição máxima para melhorar o controle.

3. Não sobrecarregue a caçamba. Pode parecer uma maneira apropriada de aumentar a produtividade e a eficiência, mas uma caçamba sobrecarregada pode derramar o material e sobrecarregar o conjunto – causando paradas de operação e desgastes de longo prazo.

4. Mantenha a caçamba abaixada durante o transporte. Isso ajudará a impedir o derramamento de material e também protegerá sua máquina de tombamento no caso de obstáculos ou furo de pneu.

5. Evite retrabalhos na escavação despejando os materiais no local apropriado.

6. No final do expediente, deixe a máquina esfriar em marcha lenta diminuindo as rotações do turbocompressor, antes de desligá-la completamente. As verificações de manutenção, especialmente para o motor, só devem ser feitas quando a máquina tiver esfriado completamente.

O máximo desempenho ocorre quando os operadores aplicam, todos os dias, uma abordagem cuidadosa e completa da operação, tirando o máximo proveito de uma retroescavadeira.