Porque as maquinas pesadas são pintadas de amarelo?

Porque as maquinas pesadas são pintadas de amarelo?

15 de outubro de 2019 0 Por Bamaq Máquinas

Amarelo é a cor entre laranja e o verde no espectro da luz visível. O amarelo é tratado principalmente como a cor da cautela e da visibilidade. Como todas as máquinas pesadas utilizadas nas minas ou nos canteiros de obras devem ser manuseadas com o máximo cuidado, elas são pintadas com a cor amarela.

O olho humano é mais sensível à cor amarela que a outras cores. O amarelo (e suas variações) chama a atenção das pessoas mais rapidamente que qualquer outra cor. As pessoas notam objetos amarelos antes que objetos de outras cores. Mesmo quando você está olhando para frente, você consegue ver um objeto amarelo que não está na sua frente “com o canto do olho” muito antes das outras cores – mesmo objetos vermelhos. Os cientistas explicam isso da seguinte forma: “A visão periférica lateral para detectar a cor amarela é 1,24 vezes maior do que para detectar a cor vermelha.”

No canteiro de obras, o homem e a máquina estão trabalhando lado a lado e muito próximos. Por esse motivo, toda máquina de construção deve ser o mais saliente e perceptível possível, a fim de ser visível e evitar acidentes. Muitos especialistas também apontam que a cor como o amarelo é mais visível sob condições de pouca luminosidade (escuridão) se comparada com o vermelho. Em ambientes noturnos o amarelo reflete bem, mesmo sujos de lama e sujeira.

Se houver neblina ou condições de mau tempo, os operadores ainda conseguirão ver veículos amarelos ou qualquer veículo em movimento nessa cor de maneira razoável.

Muitos acidentes ocorrem em fazendas e locais abertos, pois a vítima viu o objeto tarde demais. Se o equipamento for amarelo, você o perceberá mais rapidamente!

No transito os taxis também são pintados de amarelo na maior parte do mundo, pois são visíveis à distância, mesmo durante a noite.

Tem sido uma prática em todo o setor adotar o amarelo como a principal cor dos equipamentos pesados.

No entanto, essa não é a norma e não há um padrão que exija que este seja o caso. Existem muitos fabricantes que têm cores distintas para suas máquinas pesadas. Neste caso as cores não representam segurança e sim um simbolismo ou homenagem. Podem ser usadas as cores laranja, azul, verde, branco, vermelho e até a cor preta é usada em edições especiais.